sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Clube das Letras


Data de Realização -18 de novembro de 2015

Esta atividade foi realizada em articulação entre o 1º Ciclo de Alijó e os Jardins de Infância de Alijó, S. Mamede e Castedo, no Centro Escolar de Alijó.
    Neste Estabelecimento de Ensino tendo em conta as várias turmas de 1º ciclo, e da participação dos Jardins de Infância de Alijó, Castedo e S. Mamede, houve a necessidade de antecipadamente dividir os alunos em grupo, tendo também em conta a articulação. Assim sendo, foram formados  grupos, e as atividades tiveram o seguinte desenvolvimento:

 Pré-escolar e 1º A e 1º E - Jogo “Quantos Queres?”



 Foram propostos vários desafios trabalhando com imagens e letras soltas. Inicialmente procedeu-se à elaboração do jogo, onde houve a interajuda de pares. A partir de cartões com imagens os alunos pronunciaram as palavras; fizeram a divisão silábica; associaram a palavra à imagem; fizeram construções frásicas e as crianças de 3 anos pintaram imagens.


2º B e 3º D- Concurso de Acrósticos
















Foi construído um acróstico coletivo, subordinado ao tema. “Clube das Letras”. 



2º C e 4º G - Chá com Histórias
         












Os alunos do 4º ano apresentaram para o 2º ano a dramatização da história “O coelhinho branco”, de António Torrado. As 2 turmas cantaram a canção do coelhinho. Trabalharam em grupos mistos na elaboração de uma história, através de imagens das personagens da história do coelhinho branco. Foram feitas leituras das histórias de cada grupo, enquanto era servido o chá.  


3º E e 4º F – Poesia, Música e palavras Cruzadas



O 3º E, apresentou a poesia "Quadras ao Pé-Coxinho" do livro “A cor das vogais” de Virgílio Alberto Vieira. No fim da atividade lançaram um desafio ao 4º F e cantaram a poesia em conjunto, ao som da música de Ivo Machado. O 4º F, por seu lado lançou um desafio ao 3º E, para formarem grupos mistos das 2 turmas e realizarem um concurso de palavras cruzadas.  O concurso criou espetativa no grupo de trabalho, quer no empenho, no tempo e na concretização da mesma. A cronometragem do tempo gerou nas crianças uma competitividade saudável. 
      




Dito pelos alunos: - O mais importante deste dia foi o trabalho em equipa;
                                - Aprendemos muitas coisas a brincar;
                                - Com os outros aprendemos;
                 
  




Sem comentários: