segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Vou morar no arco-íris

clip_image002[8]

Vou morar no arco-íris

Com sete cores para brincar

desenhar, imaginar,

e até sonhar:

Do vermelho faço um coelho

e com a cor de laranja

um palhacinho de franja,

e usarei o amarelo

p´ra lhe pintar o cabelo,

mais a cor de violeta

p´ra lhe fazer a careta.

E quando chegar ao verde,

faço uma cama de rede

p´ra saltar com o golfinho

que farei com azul-marinho

p´ra ter ar de bebezinho,

ou então com azul-escuro

p´ra que fique mais maduro!

Vou ser vizinho das nuvnes,

das colinas, dos pinhais!

Mando chamar as cegonhas,

os rouxinóis e pardais...

E também as cotovias,

toutinegras, tarambolas,

batachins e melros-de-água,

patos bravos, galinholas,

peneireiros, ferreirinhas,

estorninhos, verdilhões,

rolas, boubelas e cucos,

gaios, garças, gaviões!...

Vou morar no arco-íris!

É tão pertinho daqui!...

Já sei de cor o caminho:

Quem quiser venha daí!

Alexandre Parafita

Os alunos do 1º e 2º anos da turma F trabalharam algumas estrofes da poesia " Vou morar no arco-íris" de Alexandre Parafita, no âmbito PNEP.

Imagem 057

Vou morar no arco-íris

Num lugar especial

Já lá mora o coelho

Nesse lugar genial.

Andressa 2º ano

Com sete cores apenas

Vou desenhar e pintar

Palhaços e caretas

Para com eles desfilar.

Sofia 2º ano

Quero ser astronauta

Viajar de foguetão

Conhecer o arco-íris

E tocar-lhe com a mão.

João 2º ano turma F

Levo comigo uma cor

Uma cor muito diferente

Porque vou pintar o mundo

Para dar alegria a toda a gente.

Catarina 2º ano

Vou morar no arco-íris

E ficar bem juntinho ao céu

Brincar com as andorinhas

E dizer que o mundo é meu.

Carlos 2º ano

Com as cores do arco-íris

Um jogo vou inventar

Para no Carnaval

Todos podermos brincar.

Mariana 2º ano

Se eu morasse no arco-íris ...

... gostaria de brincar com as cores do arco-íris. Quando voltasse à terra trazia-as numa mala para desenhar um arco-íris. Mas, ninguém consegue viver lá porque as cores são invisíveis.

Andressa 2º ano

... gostaria de saltar em cima das cores e pintar tudo à minha volta. Pegava na cor amarela e atirava-a ao Sol, a cor azul atirava-a às nuvens e o verde para as árvores. Eles iam ficar muito contentes. Mariana 2º ano

... saltava de cor em cor, lançando flores sobre a terra. Depois, ficava a ver quem as apanhava e sorria para elas. Quando voltasse a casa, levava comigo as cores para depois fazer um arco-íris.

Sofia 2º ano

... gostava de saltar de nuvem em nuvem. Levava comigo o meu amigo João e brincávamos ao jogo das cores. Trocávamos as cores do arco-íris e ele ficava muito furioso e empurrava-nos para a terra.

Carlos 2º ano

... brincava muito com ele. Levava comigo roupas, brinquedos e comida. Ia ser muito divertido lá viver. Ele brincava com os meus brinquedos e eu com as suas cores.

Catarina 2º ano

... saltava e imaginava brinquedos e cavaleiros. Levava comigo o meu amigo Carlos e podíamos fazer desenhos com as cores. Saltávamos da cor azul para a cor violeta e da cor violeta para a cor laranja. A cor azul ficava tão irritada que nos dava um chuto e nós caíamos na terra.

João 2º ano

Imagem 058

O João vai viver para o arco-íris. Ele teve muita fome. O João comeu a azeitona, a banana e o figo. No caminho viu o cágado, a gaivota e o cavalo. A gaivota voou muito pelo arco-íris.Imagem 059

João Pedro 1º ano

Sem comentários: